Para que a memória não seja apagada! Para que a barbárie seja denunciada e jamais repetida! Para que as gerações saibam o que aqui se passou e que nos deixa indignados!!!
Abaixo-assinado Campanha pela criação do Centro de Memória, Verdade e Justiça de Petrópolis – RJ
Para:Prefeitura de Petrópolis
Campanha pela criação do Centro de Memória, Verdade e Justiça de Petrópolis – RJ
No dia 01 de dezembro de 2010, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis realizou um ato-evento em comemoração aos 25 anos de lançamento do livro Brasil Nunca Mais, ocasião na qual foram rememoradas as atrocidades cometidas pela ditadura militar neste país e reivindicadas a memória, a verdade e a justiça para os sobreviventes, seus familiares e todos os brasileiros.
Nesta história obscura marcada por extrema covardia dos agentes do Estado, Petrópolis ficou conhecida entre os opositores do regime político da época como sede de uma casa de tortura da qual, ao que tudo indicava, ninguém saía vivo: a “Casa da Morte” ou “Casa dos Horrores”, localizada à Rua Arthur Barbosa, Centro, nº 120.
Foram muitos os que ali estiveram clandestinamente presos, tendo sofrido cruéis e por vezes sofisticadas técnicas de violência: Inês Etienne Romeu, Aluísio Palhano Pedreira Ferreira, Heleny Teles Guariba, Paulo Celestino da Silva, Ivan Mota Dias e muitos outros que tiveram suas mentes dilaceradas, seus corpos destruídos ou enterrados em cemitérios clandestinos. De todos que passaram por esta nefasta casa, até onde se sabe, apenas Inês escapou à morte. Tudo por ousarem lutar pela liberdade e pela democracia.
O reconhecimento deste espaço como um lugar utilizado pela ditadura militar para torturar, matar e reprimir a luta pela democracia neste país, bem como a publicização dos documentos que revelem quem nesta casa esteve preso, é fundamental para que as novas gerações conheçam essa história e para que ela nunca mais se repita.
É por estes homens e mulheres e tantos outros assassinados nos porões da ditadura que o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, constituído em 1979, na luta pela democracia e defesa dos direitos humanos, unido a outras organizações, movimentos e pessoas que assinam este documento, vêm reivindicar que a Prefeitura Municipal de Petrópolis, através de seu prefeito, Paulo Mustrangi, adquira a “Casa da Morte” de Petrópolis e que ali crie um Centro de Memória, Verdade de Petrópolis.
Nós, abaixo-assinados, somos favoráveis à Campanha pela criação do Centro de Memória, Verdade e Justiça de Petrópolis.
"A cada companheiro tombado nenhum minuto de silêncio mas toda uma vida de luta"
Segunda-feira, 20 de Julho de 2009 SANTOS DUMONT: EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO HOJE, 20 de JULHO, ANIVERSÁRIO DE SANTOS-DUMONT Se vivo, faria 136 anos É o símbolo maior brasileiro de criatividade, de inovação tecnológica e de persistência no objetivo. "É impressionante Santos-Dumont ter sido, ao mesmo tempo, o genial inventor, o inteligente construtor dos próprios inventos surpreendentemente simples, eficientes e leves, o corajoso piloto de provas de seus artefatos futuristas inusitados e o competidor vencedor. A PRIMAZIA DO VOO AUTÔNOMO A principal conquista de Santos-Dumont foi ser o primeiro homem no mundo a voar em aparelho mais pesado que o ar utilizando unicamente os recursos do próprio aparelho, sem auxílios externos. Foi o primeiro a construir e pilotar avião que, usando apenas os meios de bordo, cumpriu todos os requisitos básicos de voo: táxi, decolagem, voo nivelado e pouso. Além disso, foi o primeiro que isso demonstrou em público. Seu voo pioneiro contou c...
Verde Press Partido Verde - RJ 23/09/2009 - 18:35 TODOS NA RUA PELO CLIMA, COM MARINA SILVA! É o futuro de nossos filhos e netos que está em jogo! Mexa-se! Divulgue essa convocatória para sua listagem de emails, Facebook, Orkut, Twitter, etc. telefone para os amigos, chame os seus vizinhos! www.brasilnoclima.com.br www.google.com O Movimento Brasil no Clima, o Partido Verde e numerosas ONGs ambientalistas convocam todos os cidadãos conscientes da gravidade da questão do Clima para uma caminhada com a senadora Marina Silva, na orla carioca, no próximo domingo, dia 27, às 11 horas do final do Leblon ao Leme. O objetivo é pressionar o governo brasileiro a assumir metas de redução de emissões de carbono adotando políticas que apontem, entre outros objetivos, para o desmatamento zero e zero novas termoelétricas a carvão. Exigiremos que o governo explicite, claramente, e assuma, de forma obrigatória e internacionalmente verificável, essas ...
Não fui o escritor que sonhara, mas estranhamente sempre escrevi. Agora mesmo, nesta manhã amanhecida de sol, após tantos dias de chuva, e com uma ponta de angústia que costuma me visitar, aqui estou eu, a escrever sabe-se lá o quê e para quê. Minhas melhores referências sempre foram os escritores que eu lia e relia. O prazer de "conviver" com mundos de maior significado, ouvir monólogos e diálogos mais profundos, avizinhar-me a ideias de maior relevância e a vidas edificantes. Nesse caminho encontrei grandes figuras e experimentei momentos de prazer. Escrever tem sido em toda esta vida uma necessidade existencial, como já disse, em outro momento. Ao produzir um texto parece que me sinto mais organizado, mais pacificado. Ao encontrar as palavras para expressarem o que me surge na alma é como se eu realmente fosse dando os passos que preciso para caminhar nesta Terra.
Comentários