Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2008

Para o Marco Antônio e a Daniele

Obrigado pela visita e pelas palavras. Um grande abraço e... ATÉ A FORMATURA!!!

VEM AÍ RADIOTEATRO!!!

Imagem
O PROJETO CIRANDA DAS ARTES DA FUNDAÇÃO DE CULTURA E TURISMO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS APRESENTA: O GRUPO DE TEATRO DA MELHOR IDADE em RADIOTEATRO DIREÇÃO: PITA CAVALCANTI E SYLVIO COSTA FILHO 29 DE NOVEMBRO ÀS 20:00H 30 DE NOVEMBRO ÀS 19:00H SALA-TEATRO AFONSO ARINOS - CENTRO DE CULTURA RAUL DE LEONI

Aos estudantes do Hercília

Obrigado pelas palavras bondosas que vocês escreveram no texto de conclusão do curso de literatura, um grande abraço para todos!!!

T. 3004 Mais afilhados do coração

Imagem

T. 3003 meus afilhados na Formatura

Imagem
Um grande abraço!!!

T. 3001 em dia de prova

Imagem

Redação vencedora

REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES Tema: 'Como vencer a pobre...

JOÃO CABRAL DE MELO NETO (ALEMG E CIDADANIA)

Imagem
Ricas possibilidades se abrem a cada um de nós à medida que compreendemos a dimensão coletiva da vida. Foi isso que inspirou os versos de João Cabral de Melo Neto: "Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele deu e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito que um galo antes deu e o lance a outro; e de outros galos que muitos com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos."
Há um jeito político de encarar a enchente, que, mesmo se não resolver o problema, ajuda a clarear as soluções. Você discute com os vizinhos, defende suas sugestões e acata as melhores idéias. Aí, então, o grupo desvia o trânsito de uma rua para facilitar o tráfego, ajuda famílias desabrigadas, transporta vítimas... Passada a enchente, é hora de descobrir as causas da tragédia. O que está por trás do problema, além, é claro, dos fatores naturais? O clima mudou muito, em várias partes do mundo, nas últimas décadas. Em parte, isso se deve aos desequilíbrios gerados pelo homem: poluição, desmatamento, transformação de algumas áreas em desertos pela exploração irracional da terra, etc. No Brasil, as grandes cidades são cada vez mais procuradas por pessoas que acreditam estar nelas a realização de seus sonhos de uma vida mais digna. E o que encontram sempre é cidades lotadas, ocupadas desordenadamente. Em parte, isso ocorre de...
Imagem
A política deve ser uma atividade voltada para o bem comum. Mas o que é "bem comum"? É o interesse público, coletivo, e só pode ser defendido por todos, de forma não direcionada. Quem é o responsável pela preservação do interesse público? Somos todos nós. Na prática, como é que isso fica? Em nosso país chuva forte costuma provocar enchente. E enchente acaba dando em: engarrafamento falta de luz muitos estragos inundações muita sujeira doenças

Educação e Cidadania (ALEMG)

Imagem
Embora seja impossível reunir os brasileiros numa grande assembléia, dando a cada um o direito de opinar sobre este ou aquele problema nacional, a Constituição prevê a participação direta dos eleitores na discussão de temas importantes da política, por meio de consultas populares em que todos podem votar. Grande parte das decisões políticas é tomada por pessoas que elegemos para nos governar e fazer as leis que regulam a vida social. Ao atuar na política, nossos representantes devem colocar os interesses coletivos acima de seus interesses pessoais e, também, acima das expectativas e pressões de grupos localizados.
Chega de torcer o nariz para a política dizendo que "todo político é igual", que "o país não tem conserto", que "ninguém faz nada"! Fazemos política em casa , ao diminuirmos os gastos com energia elétrica; na escola , convencendo o colega bagunceiro de que está incomodando o resto da turma; no trabalho quando procuramos fazer uma divisão mais justa de tarefas.. Não há motivos para descrer na política, mas, sim, nos maus políticos. O cidadão que se omite transfere a outros seu direito de atuar politicamente. A política de hoje não é como a das antigas cidades gregas, onde os assuntos importantes eram discutidos em praça pública, com a participação de todos os cidadãos.

Educação para a cidadania (legislativo de MG)

Começo de papo Onde há gente, há política. Toda comunidade - local, regional ou nacional - é organizada em torno de objetivos. Nascemos em uma sociedade politicamente organizada, que dá a impressão de ter sempre existido. Talvez por isso a gente não pare para pensar no porquê e no para quê vivemos no meio dela.
Imagem
Um texto famoso do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht faz a gente pensar na importância da participação política... "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem de decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais ." (Bertolt Brecht)

LUZ!!!

Quando Maya abre as cortinas do seu teatro tudo enfim libertado des-velado brilha e constrói de qualquer ser o verdadeiro poema divino.

...o verso da dor...

...pois a própria dor de ser é um verso da poesia do mundo em espera por se escrever...

OLHOS DO RITO

Como uma missa que festeja a vida, um rito envolvendo o todo, assim são os olhos da poesia. Comemorando a chuva, o sol, o frio, afugentando a fome, a sede, e sonhando o saciar. Assim são as palavras mágicas que dançam, que brincam soltando-se, desprendendo-se, voando em suas próprias e inesperadas asas.

PARABÉNS GABRIEL!!!

É HOJE!!! É HOJE!!! PÃO DE QUEIJO, MIÚRA, RAIMUNDINHO PINTA BRABA, GABIRU OU... GABRIEL, FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!!!!!!!!!

O QUE VOCÊ ESPERA DO PREFEITO E DOS VEREADORES?

Muitas pessoas associam a política a falcatruas, corrupção, briga pelo poder e outras mazelas. Acontece que o sentido verdadeiro da política não é nem um pouco esses que foram mencionados. A política é a ação que permite a conciliação através do diálogo, do respeito às diferenças, da garantia dos direitos e da liberdade. Através da política, a "polis" (cidade) pode ser melhor administrada. O que você espera de um prefeito e dos vereadores para que a nossa vida na cidade e no bairro onde moramos possa melhorar? Da mesma forma que oferecemos sugestões e expectativas em relação ao colégio onde estudamos que tal agora oferecer as nossas opiniões em relação à Petrópolis? Coloquem os seus comentários aqui no blog! Vamos levar adiante a nossa cidadania. Abraços do Sylvio e um ótimo final de semana!