Antônio Torres em Petrópolis




No dia 27/05 o escritor Antônio Torres esteve na série "Encontro com o autor" que a biblioteca do Centro de Cultura de Petrópolis tem promovido. Foi uma oportunidade ímpar, pena que muitos não ficaram sabendo e perderam esses momentos maravilhosos proporcionados pelo escritor que mais uma vez se revelou como um grande contador de histórias, muitas delas reais. Antônio Torres já está há um ano residindo em Itaipava e isso é motivo de satisfação para nós todos, uma vez que é uma honra ter em Petrópolis alguém tão especial para as letras da nossa língua portuguesa.

"Vim de um lugar que não tinha livro, o livro apareceu quando apareceu a professora..."

" Só há uma oficina literária no mundo: a leitura em voz alta..."

"Se o Sol ficasse vermelho demais era o prenúncio do fim do mundo.


"...eu sinto falta do sonho que havia naquele tempo..."

Sobre o trabalho do escritor, citando um título de Plínio Marcos: "Viagem de um imbecil até o entendimento."

Antônio Torres durante a palestra



"Antônio Torres nasceu em 1940, num povoado chamado Junco (hoje a cidade de Sátiro Dias), no sertão da Bahia. Descobriu sua vocação literária na escola rural da sua terra, incentivado por uma professora chamada Teresa. Logo, passou a escrever as cartas das pessoas do lugar, a recitar poemas de Castro Alves em praça pública, no Dia da Bandeira e no Sete de Setembro, a ajudar o padre a celebrar a missa - em latim! Esse tempo ficou gravado em sua memória e iria marcar o seu destino de escritor.
Estudou em Alagoinhas e Salvador, onde se tornou repórter do Jornal da Bahia. Foi jornalista e publicitário também em São Paulo e Portugal. Depois de muitas andanças pelo país e pelo mundo, radicou-se no Rio de Janeiro. Hoje é um dos escritores mais conhecidos de sua geração, com livros traduzidos em muitos países (inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, hebraico e holandês).
Em 1998, foi condecorado pelo governo francês como Chevalier des Arts et des Lettres por suas obras publicadas na França."
(dos livros "Meninos, eu conto" e "Meu Querido Canibal")

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do blog Democracia & Política: Santos Dumont

Joaquins

Salário do professor no Brasil é o 3º pior do mundo