Saramago: a palavra com-paixão

Saramago: a palavra com-paixão
07-Jul-2010
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Autor: Jorge Miguel Marinho

“A vida é breve, mas cabe nela muito
mais do que somos capazes de viver.”

José Saramago

Se não me tocassem tão fundo “coisas” mais sensivelmente humanas na vida e na obra de Saramago - estas duas porções irmãs que nele nunca se separaram -, eu poderia iniciar esta breve homenagem dizendo que ele foi o único escritor em língua portuguesa premiado com o Nobel de Literatura.

Não o faço e nem Saramago faz tanta questão dessa minha menção ao título por ele tão merecidamente recebido.

De José Saramago - nascido na pequena aldeia portuguesa de Azinhaga em l6 de novembro de 1922 e provisoriamente morto na ilha espanhola de Lanzarote em l8 de junho de 2010 - prefiro e sou plenamente motivado por ele a falar da sua expressividade maior: a palavra “com-paixão”.

E a palavra compaixão é utilizada aqui no sentido etimológico de comunhão de sentimentos, com especial empatia desse nosso letrado irmão português pelos desvalidos, pelos operários, pelos povos nativos, pelas crianças, pelo povo palestino, pelas mulheres oprimidas, pelos animais, num obstinado trabalho político e literário pela paz e por todos os segmentos sociais injustiçados e exilados do seu próprio “direito de ser”. Diz Saramago como palavra de lei:

“Os deveres humanos são sempre deveres em relação aos outros, sobretudo, pois cada um de nós é responsável por todos.”

Esta marca ideológica da sua obra, em que ateísmo e marxismo se mesclam de um apelo algo “religioso” pelo intenso sentimento de compaixão, está presente desde o seu primeiro romance, Terra do pecado, até a sua última narrativa, Caim, sempre em clima de polêmica que provoca nos leitores uma legião de admiradores e não poucos olhos de recusa e até de rejeição, provando que “literatura de verdade” é sempre universo de inquietações.

Como declara comovidamente o cineasta Fernando Meirelles, “o mundo ficou ainda mais cego” sem Saramago.

Eu prefiro dizer que, escrita com paixão, a literatura de Saramago é palavra que “salva” porque extrai do seu lúcido e criativo “inventário sobre a cegueira humana” uma eterna promessa de luz.

E o que se pode desejar mais de um escritor que, se confessando ateu, abre mão de qualquer sentido de transcendência e elege, como única matéria prima de toda sua obra, “o homem aqui e agora”, para extrair de um ceticismo lúcido ou de um pessimismo crítico, sob o signo da palavra amorosamente trabalhada, vozes que ainda clamam pelo sentido humano de cada um de nós, motivando e iluminando os seus leitores com “a melhor palavra de Deus”.

Entrevista de José Saramago para a TV Globo em 2007

Animação A maior flor do mundo, baseada em uma história do escritor para crianças.

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