Alberto Santos Dumont (site da Fundação S. Dumont)
Alberto Santos Dumont
Olhando
o vôo dos pássaros a humanidade sonhou conquistar o céu. O desejo de
voar foi expresso nas lendas dos homens. Santos Dumont realizou esse
desejo, conquistou o ar. Carinhosamente chamado de Leonardo da Vinci
brasileiro, foi inventor, empreendedor, design, pacifista, lançou moda e
mudou o destino dos homens. Foi justamente um brasileiro em Paris, quem
deu asas à humanidade.
Na Fazenda Cabangu, Minas
Gerais, a 20 de julho de 1873, nasceu Alberto Santos Dumont. Durante
mais de 20 anos freqüentou os salões mais importantes da Europa. Era
conhecido internacionalmente. Executou o primeiro vôo homologado, da
história da aviação mundial. É o Pai da Aviação. Reconhecido em alguns
países, é também lembrado como um dos pioneiros do balonismo. Morreu a
23 de julho de 1932, aos 59 anos.
Seu pai era de
Diamantina, antigo Arraial do Tejuco. Nascido a 20 de julho de 1832,
Henrique Dumont, filho de um francês, François Dumont, que veio para o
Brasil para dedicar-se ao comércio de pedras preciosas. Henrique Dumont
estudou Engenharia na França e, logo conseguiu o emprego
de engenheiro de obras públicas em Ouro Preto, então capital do Estado
de Minas Gerais. Em 1856, ainda em Ouro Preto, casou-se com Francisca de
Santos Dumont, filha do comendador e industrial Francisco de Paula
Santos.
Henrique Dumont exerceu várias atividades
em Minas. Foi proprietário, junto com o sogro, da famosa Fazenda
Jaguara, às margens do Rio das Velhas. Essa fazenda possuia uma igreja
com altares de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que
posteriormente foram transferidos para a Igreja Matriz de Nova Lima. Com
espírito empreendedor, Henrique explorou barcos a vapor no rio e
tornou-se engenheiro da Estrada de Ferro Central do Brasil.
Transferiu-se para o Distrito de João Aires, Estação de Rocha Dias, em
Palmira, que após 1932 passou a denominar-se Santos Dumont.
No
final da década de 1870, Henrique trouxe a família para o Rio de
Janeiro e logo depois, para uma fazenda de café em São Paulo, região de
Ribeirão Preto. Em 20 anos tronou-se um dos principais produtores do
Estado. Rei do café com as atividades em pleno desenvolvimento, sofreu
um acidente que o deixou paraplégico. Buscou a cura, na Europa.
Santos
Dumont que desde menino se interessava por máquinas, aventuras e
criaturas aladas, havia iniciado estudos na Escola de Ouro Preto.
Abandonou-os para acompanhar a família. Apaixonou-se por Paris e pelo
que viu de desenvolvimento tecnológico. Henrique Dumont veio a falecer
no Brasil, em 30 de agosto de 1892, mas antes deixou o jovem Alberto
emancipado e, com recursos para continuar os estudos, não necessitando trabalhar para o seu sustento.
No final do século XIX, Santos Dumont fixou-se em Paris. Era um dos homens mais ricos do mundo e, pode dar continuidade a um sonho já antigo, o de voar. Sempre atento à questões de mecânica marcou presença e desenvolveu muitos relacionamentos nos meios balonísticos franceses. Realizou várias experiências com balões. Projetou o Brasil e o América. Para os outros não deu nomes, passou a numerá-los. Mudou-lhes o formato e baseado em experimentos já realizados, deu-lhes dirigibilidade. Executou vários projetos de dirigíveis. Tornou-se um perito nas questões dos aeróstatos. Ganhou prêmios.
No final do século XIX, Santos Dumont fixou-se em Paris. Era um dos homens mais ricos do mundo e, pode dar continuidade a um sonho já antigo, o de voar. Sempre atento à questões de mecânica marcou presença e desenvolveu muitos relacionamentos nos meios balonísticos franceses. Realizou várias experiências com balões. Projetou o Brasil e o América. Para os outros não deu nomes, passou a numerá-los. Mudou-lhes o formato e baseado em experimentos já realizados, deu-lhes dirigibilidade. Executou vários projetos de dirigíveis. Tornou-se um perito nas questões dos aeróstatos. Ganhou prêmios.
A 20 de setembro
de 1898, conseguiu nosso herói, a primeira ascensão de seu balão – o
Santos Dumont nº 01. Foi, assim, Santos Dumont o primeiro homem que
conseguiu soltar-se de um ponto na terra, subir aos ares e voltar ao
mesmo lugar da partida, isto é, dar direção a um aeróstato, vencendo a
resistência dos ventos.
Ganhou o prêmio Deutsch com o Santos Dumont nº 06, ao circunavegar a Torre Eiffel, em 19 de outubro de 1901. Recebeu 100.00 francos, mais 26.000 de juros acumulados pelo tempo que o prêmio demorou a sair. Distribuiu metade entre seus colaboradores/equipe e a outra metade entre os trabalhadores de Paris.
Em junho de 1903 o aeronauta passeava tranqüilo sobre o rio Sena, quando surgiu uma chama no motor. Santos Dumont a apagou batendo com seu chapéu. Deformado, o panamá virou amuleto e acabou fazendo moda em Paris, onde os cavalheiros elegantes já haviam adotado o colarinho alto e o cabelo repartido, como o de Santos Dumont.
Ganhou o prêmio Deutsch com o Santos Dumont nº 06, ao circunavegar a Torre Eiffel, em 19 de outubro de 1901. Recebeu 100.00 francos, mais 26.000 de juros acumulados pelo tempo que o prêmio demorou a sair. Distribuiu metade entre seus colaboradores/equipe e a outra metade entre os trabalhadores de Paris.
Em junho de 1903 o aeronauta passeava tranqüilo sobre o rio Sena, quando surgiu uma chama no motor. Santos Dumont a apagou batendo com seu chapéu. Deformado, o panamá virou amuleto e acabou fazendo moda em Paris, onde os cavalheiros elegantes já haviam adotado o colarinho alto e o cabelo repartido, como o de Santos Dumont.
Somente a 23 de setembro de
1906 é que Santos Dumont, sob a assistência do Aeroclube de Paris, fará
sua experiência com o 14 Bis. Foi o primeiro avião a voar no mundo. Um
vôo com auto-propulsão, ou seja, não catapultado. Foi a primeira
exibição pública de uma máquina mais pesada que o ar. Fez vários
ensaios. Em 23 de outubro, voou 60 metros, entre 2 e 3 metros de altura,
com duração de 7 a 8 segundos. Ganhou a Taça Archadeacon, em Bagatelle.
Executou o primeiro vôo homologado da história da aviação, em 12 de
novembro de 1906. Voou 220 metros, a seis metros de altura, em 21
minutos e dois segundos, ganhando o Prêmio do Aeroclube da França,
também em Bagatelle. Caiu com o 14 Bis em Saint Cyr, em 04 de abril
de1907. Do avião restou a cesta (nacele) original, que faz parte do
acervo da Fundação Santos Dumont - São Paulo/Brasil.
Prosseguiu
suas experiências e em 1907, apesar do sucesso com o 14 BIS, criou sua
obra-prima, o Demoiselle. De acordo com suas investigações, para o
aprimoramento, foram necessárias várias versões do projeto. A de nº 21,
pilotada por ele nos arredores de Paris, faz parte do acervo Fundação
Santos Dumont - São Paulo/Brasil. Sofreu uma capotagem em 23 de novembro
de 1909, provavelmente com a Demoiselle nº 22. Após este fato, deixou
de voar. Santos-Dumont não patenteou esta invenção, deixando as pessoas
livres para fabricá-lo, tornando-se assim, o primeiro avião popular do
mundo. Além da França, outros países como Estados Unidos, Alemanha e
Holanda também construíram o Demoiselle.
Em 1908,
nos EUA, os Irmãos Wright efetuaram seus primeiros vôos públicos e
bateram recordes. Estabeleceu-se grande discussão. Eles alegaram que já
haviam realizado vôos maiores antes de 1906, só que em experiências
isoladas, sem público e com vôo catapultado. Proclamaram-se inventores
do aeroplano, polêmica até hoje sustentada em vários países. Nos EUA,
Santos Dumont não encontra reconhecimento. Embora consagrado na França,
acabou isolando-se.
Além de balões, dirigíveis e aviões, produziu invenções, entre elas o canhão salva-vidas, aparelho marciano e chuveiro quente.
Além de balões, dirigíveis e aviões, produziu invenções, entre elas o canhão salva-vidas, aparelho marciano e chuveiro quente.
Quando
o mundo se viu diante da primeira Guerra Mundial, Santos Dumont
considerou que era sua responsabilidade pessoal, a destruição causada
por zepelins e aviões. Seu sonho utilizado como arma militar, levou-o à
depressão.
Em 1928 quando retornou ao Brasil,
ficou muito abalado, na sua chegada por navio, quando o hidroavião
”Santos Dumont”, caiu matando todos os ocupantes.
Em
1932, ocorreu a Revolta Constitucionalista, em São Paulo, contra
Getúlio Vargas. Aviões da União e de Minas Gerais bombardearam São
Paulo. Santos Dumont em profunda crise, enforcou-se no banheiro, com uma
gravata. Estava no Guarujá- SP. Seu corpo foi transportado para o Rio
de Janeiro e sepultado, com homenagens de toda a Nação Brasileira.
Comentários