Diário do escritor que não fui 31 de julho

Foi-se mais um mês. Último dia de julho. O governo golpista ataca como sempre com a sua intervenção no Ensino Médio e a criação de uma Base Nacional Comum Curricular que desagrada a todos os envolvidos seriamente com a Educação. Após dar minhas aulas da manhã e discutir um pouco do assunto com meus alunos, passo a tarde estudando o tal documento e as análises críticas feitas por entidades ligadas à prática educativa. Amanhã teremos na escola uma reunião para discutir o assunto e possivelmente redigir um documento de repúdio. É assim. Vivemos em guerra com os gestores. Sempre. Ser um profissional da Educação neste país e agir de uma forma compromissada com os verdadeiros valores é como um ato de resistência. Uma guerrilha cotidiana. E o escritor que não fui, já, de muito tempo, vem lutando nesse front. Uma luta, muitas vezes, para não dizer, sempre, inglória.
Bem, a "glória" é outra. Ainda hoje, logo quando entrei em uma das turmas, um aluno, veio até mim, um tanto agitado, e pediu para conversar comigo sobre algo, que, segundo ele era "um assunto muito grave". Eu disse que poderíamos conversar assim que a primeira aula terminasse, no início do intervalo. Ele concordou, sempre afirmando que o assunto era grave e precisava ser falado em particular. Percebi que ele precisava de ajuda. Durante toda esta minha história de vida, várias vezes fatos como esse já haviam acontecido. A aula foi transcorrendo, certo momento eu passei pela carteira dele e o tranquilizei, dizendo que assim que tocasse o sinal, nós conversaríamos. E foi o que aconteceu. Não interessa aqui ficar relatando o problema e as dificuldades do jovem. O fato é que a confiança que ele depositou em mim e o que eu pude fazer para ajudá-lo foi a coisa mais importante do dia. Por isso, eu comecei afirmando que a nossa glória, enquanto educadores, é outra. E também foi o terno abraço que ganhei de alguns alunos e alunas quando voltamos do recesso. Alguns falando em saudades. Essa é a glória.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do blog Democracia & Política: Santos Dumont

Joaquins

Salário do professor no Brasil é o 3º pior do mundo