Aluno nota 10. Educação nota 100. Brasil nota 1000!!!

O título acima é o tema de um sonho. Um sobrevoo pela utopia e um flagrante das nossas esperanças.
A Câmara Municipal de Petrópolis deve receber o nosso reconhecimento pelo seu projeto "Aluno Nota 10" que homenageia os estudantes das escolas de Petrópolis, através de uma premiação pelo desempenho, após avaliação de assiduidade e resultados.
Já há dois anos consecutivos o Colégio Hercília Henriques Moret esteve presente nesse evento através de suas alunas Aline de Melo Navarro (2009) e Ana Maria Xavier (2010). É um motivo de satisfação para todos nós, professores, diretores, funcionários, alunos , famílias e comunidade vermos objetivos sendo atingidos. Ganha o individual através do aluno premiado, a instituição pública da Educação passa a ser prestigiada e o país se enriquece com o incentivo ao desenvolvimento. A repercussão começa a produzir os seus frutos, outros jovens ao perceberem que, em seu colégio, colegas foram reconhecidos e recompensados, começam a ficar mais estimulados. Abrem-se possibilidades e perspectivas para os jovens. É preciso, em nossos dias, realçar os valores positivos para uma juventude que, muitas vezes, fica completamente perdida nessa realidade adversa que só valoriza o hedonismo irresponsável e parasitário versão "reality show BBB".
Os políticos começam a ouvir a voz da sociedade que clama por uma educação pública de qualidade, pois não há como desenvolver com as grandes deficiências com as quais convivemos na área educacional. A presidenta, em sua primeira fala em cadeia nacional, assumiu um compromisso explícito com as melhorias na educação, ressaltando que não há como sair da miséria e da pobreza se não investirmos pesado nessa área.
E é nesse investimento, que nós, aqui em nosso colégio, o Hercília, estamos empenhados. A autoestima vem subindo nos últimos anos graças a medidas que estão sendo implementadas e incentivadas como a sala de leitura, o aumento do acervo da biblioteca, a sala de informática em plena utilização, o desenvolvimento de projetos da iniciativa dos professores e diretores, a cultura na escola através dos cursos e atividades do "Mais Educação", a formação do grupo de leitura dramatizada "Os Leitores", as caminhadas ecológicas, os passeios culturais e tantos outros.
Como acontece em nossa escola, eu creio que em outras unidades também estejam acontecendo muitas iniciativas. Mas a responsabilidade é de todos nós, é da cidadania organizada. Políticos, educadores e principalmente as famílias cada vez mais precisam assumir a sua parte e as suas ações para que os bons valores ganhem a devida dimensão e para que os jovens resgatem a importância da realização de suas próprias vidas e do engrandecimento de nosso Brasil.
Mais uma vez quero parabenizar a Câmara Municipal pela iniciativa do "Aluno Nota 10" e , ao mesmo tempo, reivindicar aos vereadores, nossos representantes, que participem mais ainda das questões relativas à Educação, em nosso município, uma vez que é a hora de uma grande e verdadeira construção, da qual somos todos cúmplices e partícipes.

Sylvio Costa Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do blog Democracia & Política: Santos Dumont

Joaquins

Salário do professor no Brasil é o 3º pior do mundo